segunda-feira, 22 de março de 2010

A pequena Nujood





Na semana passada eu li um artigo da jornalista Eliane Brum da revista época, contando a História da pequena Nujood, me emocionei bastante e vi como as coisas podem tomar rumos diferentes quando temos determinação e coragem.
Uma garota de 9 anos que morava no interior do Iêmen, perto da Arábia Saudita,no Oriente Médio, foi obrigada a casar com um homem de 30 anos da sua aldeia. Como de costume crianças e adolescentes se casam muito cedo lá. O pai da garota disse que o marido não iria ter relações até que ela tivesse a primeira menstruação, algo que não foi “respeitado” pelo marido.
Nujood, aos 10 anos foi para a capital da sua cidade e lá ao sair para comprar pão resolveu mudar sua história, saiu correndo pelas ruas, pegou um ônibus, não sabia como andar pela cidade, pegou um taxi e disse leve-me ao tribunal mais próximo e foi até a sala de um juiz na capital, gritou bem alto, preciso de ajuda, quero me divorciar!
O juiz se assusta quando ver que é uma criança de 10 anos, a acolhe juntamente com seus amigos, e não medem esforços para que ela consiga se livrar do inferno que vivia durante sua infância.
A garota só falava que Não suportava mais, tantos abusos, tantas humilhações, ausência de mãe, de cuidado a qual toda criança necessita. Aos 12 anos ela escreveu um livro que conta sua história e com o dinheiro do livro tem ajudado sua família, a mesma família que a entregou ao um desconhecido.
O que mais chama a minha atenção e a coragem e determinação da Nujood, ao sair sozinha por uma cidade grande e desconhecida atrás de uma nova vida, uma vida com justiça e dignidade.
Quantas crianças no nosso Brasil, em outros países são vítimas, ou até mesmo mulheres que se calam diante de agressões, fica a História da pequena Nujood para refletirmos, sobre o que estamos deixando acontecer bem diante dos nossos olhos.


Que Deus use você para fazer a diferença diante de tanta violência e falta de amor.
Que Deus abençoe as crianças por todo mundo.


Lilian Ribeiro